O futebol de nanismo começou em 2007, em Belém do Pará.
O primeiro time de futebol de nanismo no mundo é o “Gigantes do Norte”
Primeiramente o atleta precisa se inscrever no Projeto BRASA e apresentar documentos de identidade e CPF. Além disso, precisa comprovar com laudo médico, a sua condição de pessoa com nanismo. Após inscrito no projeto, o atleta deverá participar de competições e treinamentos, quando será avaliado fisicamente e se for o caso poderá ser convocado a integrar a SELEÇÃO BRASA.
Uma iniciativa do Sr. José Carlos dos Santos Rosário, atual presidente da ABEN e da Seleção Brasileira de Futebol de Nanismo (SELEÇÃO BRASA), que em 2016 encontrou-se casualmente com a Sra. Silvia Muñoz Vilchef, no Rio de Janeiro e que lhe fez um convite para formar uma seleção brasileira, pois esse era um sonho do seu filho Facundo Rojas, fundador da Seleção Argentina de Futsal de Nanismo.
Então, no dia 7/09/2017 foi realizado um amistoso BRASIL X ARGENTINA, marcando historicamente, a estreia do Brasil na modalidade de futsal de nanismo.
A COBEN foi fundada no dia 6 de Abril 2021 e funciona como a entidade responsável por organizar, desenvolver e representar o esporte para pessoas com nanismo no Brasil. Ela coordena projetos, competições e seletivas, estabelece parcerias com clubes e instituições, apoia a formação de atletas e gerencia a Seleção Brasileira de Futebol de Nanismo (BRASA).